Ciclo Menstrual
Como é um ciclo menstrual normal?
Um ciclo menstrual normal costuma durar 28 dias, contando desde o primeiro dia da menstruação até o início da menstruação seguinte. Há mulheres que têm ciclos bem mais curtos, com até 23 dias, e outras possuem ciclos mais compridos, de até 35 dias. Ciclos mais curtos ou mais longos que isso têm mais probabilidade de ser anormais, por isso é aconselhável conversar com o ginecologista. Também é preciso ser avaliada pelo médico se você tiver sangramentos no meio do ciclo ou depois de ter relações sexuais.Fases do ciclo menstrual
O ciclo menstrual pode ser dividido em diferentes fases. A duração média de cada fase pode ser vista em baixo. As primeiras três estão relacionadas com alterações no revestimento uterino, enquanto que as três últimas estão relacionadas com processos que decorrem nos ovários.Menstruação
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio se desprende.
Fase folicular
O folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio. Nesse processo, vários folículos são estimulados, mas apenas um deles termina o crescimento, acumulando líquido em seu interior e transformando-se em folículo maduro ou folículo de Graaf. Ao atingir um determinado nível no sangue, o estrógeno começa a estimular a hipófise a liberar grandes quantidades de LH e FSH, que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia após o início do ciclo menstrual.
Ovulação
À medida que os níveis de estrogênio no sangue aumentam, os níveis de FSH diminuem temporariamente, para depois crescerem de novo. Esse novo aumento é acompanhado pela forte secreção pela hipófise do LH. É o LH que deflagra a ovulação, o momento em que o óvulo mais maduro rompe o folículo e sai do ovário. Logo que é liberado, o óvulo é capturado pela extremidade da tuba uterina.
Fase luteínica
O LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo. É no corpo lúteo que ocorrerá a produção de estrógeno e progesterona.
Hormônios
Estrógeno
Hormônio feminino produzido pelo ovário. Atua no desenvolvimento de características sexuais secundárias nas mulheres.
Progesterona
Hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo. Responsável pela manutenção das células de revestimento do útero e também pela produção de leite.
FSH
O FSH estimula os ovários a produzir estrogênio. Esse hormônio incentiva os óvulos a amadurecer e determina que o revestimento interno do útero fique mais espesso, para que possa abrigar um eventual óvulo fertilizado.
LH
estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, que passa a secretar a progesterona, um segundo hormônio ovariano que provoca o desenvolvimento das mamas e prepara e mantém a mucosa do útero para a gestação.
Gonadotrofina Coriônica
É um hormônio produzido pela placenta que impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides.
Ovogênese e Nidação
Ovogênese
A ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogonias, e tem início ainda no embrião, porém só é completado durante a puberdade.
Durante o divisões mitóticas das células germinativas. As ovogonias são células diploides e também sofrem mitoses, ficando maiores, formando os ovócitos primários, que são cobertos por uma camada de células, pelo estroma ovariano, formando o folículo primordial. Estas células que o recobrem mudam de forma, formando o folículo primário. O folículo primário, quando possui mais de uma camada de células o recobrindo, é chamado de folículo secundário.
A meiose no folículo primário dá origem a duas células haploides, o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Estas duas células possuem tamanhos diferentes, pois o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para o corpúsculo polar. Na espermatogênese, as células têm o mesmo tamanho e recebem o mesmo nome.
A. Período germinativo
As células germinativas femininas, denominadas ovogônias, dividem-se por mitose. Nas fêmeas de mamíferos, tal processo termina logo após o crescimento.
B. Período de crescimento
As ovogônias não se dividem. Agora elas crescem, aumentando a quantidade de citoplasma e transformando-se em ovócitos, também chamados ovócitos primários ou de primeira ordem.
C. Período de maturação
É o período em que ocorre a meiose. O ovócito I, pela divisão da meiose I, origina duas células-filhas de tamanhos diferentes, uma grande, que fica praticamente com todo o citoplasma do ovócito I, e outra muito pequena, contendo núcleo envolvido por delgada película de citoplasma. A célula grande é o ovócito II e a célula pequena, o primeiro glóbulo ou corpúsculo polar. Na divisão II da meiose, o ovócito II origina uma célula grande, o óvulo, e outra pequena, o segundo glóbulo ou corpúsculo polar. O primeiro corpúsculo polar pode dividir-se, originando dois corpúsculos polares.
Nidação
O termo nidação refere-se ao momento de implantação de um embrião de mamífero na parede uterina que ocorre durante a blástula. Como o processo de deslocamento do embrião das trompas uterinas até o útero pode demorar cerca de 4 a 15 dias, então a fixação do embrião ocorrerá nesse intervalo de tempo. Na maioria dos casos, a nidação ocorre na parede posterior do útero, no endométrio. No entanto, qualquer parte do órgão está capacitada para que o concepto tenha um bom desenvolvimento.
Vídeo Sobre Ciclo Menstrual
Fonte: brasilescola.com
todabiologia.com
sobiologia.com